A Câmara de Valongo e a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo estabeleceram mais um protocolo para levar o projecto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro” às escolas do concelho.
A partir deste mês e até Junho, os alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico poderão experimentar 25 jogos tradicionais em sessões de demonstração, como o pião, a cabra-cega, a corrida de saco ou o pé atado.
O objectivo destas iniciativas passa por “promover a cultura desportiva dos jogos populares, contribuindo desta forma para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças”, ao mesmo tempo que se preserva a memória cultural, transmitindo-a às novas gerações, se promove a socialização e se procura enraizar os jogos tradicionais como uma ferramenta pedagógica e de ocupação dos tempos livres ou ainda se desenvolvem “formas de revitalizar os jogos que se encontram esquecidos e que fizeram parte do quotidiano dos nossos pais, avós e demais antepassados”, lê-se na proposta aprovada em reunião de executivo.
Esta será a sétima edição do projecto. Serão realizadas duas sessões por agrupamento, num total de 15. A Câmara de Valongo apoia com 3.750 euros. “Este valor reflete um acréscimo de mais cinco sessões, de maneira a podermos chegar a mais escolas”, refere a autarquia.