Os alunos das escolas básicas do 1º ciclo, do município de Lousada participam, este fim-de-semana, numa competição de salto à corda. Nesta ‘Festa do Rope Skipping’ vão participar equipas mistas de quatro elementos de cada um dos estabelecimentos de ensino, que venceram o torneio intraescola do 4.º ano.
Os participantes vão competir em quatro pistas com saltos diferenciados: saltos a Pés Juntos, para trás, e skipping e criss cross, explica o município.
Os alunos vão ainda participar na competição individual, em que vence quem fizer o maior número de saltos, em 30 segundos, feminino e masculino, na modalidade que preferirem.
A iniciativa vai decorrer no Pavilhão Municipal de Lousada, entre as 9h30 e as 13h00, e conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Rope Skipping, a entrada é livre.
Refira-se que, a Rope Skipping “tem por base o aproveitamento desportivo de um gesto ancestral”, que é saltar à corda, “utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos de corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os saltadores e a música”, refere a associação, que representa esta atividade física.
Esta é uma modalidade “lúdica e saudável”, que pode ocupar “ocupar os tempos livres das crianças e dos jovens”, “aconselhada a todas as faixas etárias, uma vez que não há restrições quanto à idade, sexo ou peso desde que os praticantes não sofram de contra indicações médicas devidas a malformações da coluna ou outros problemas que impeçam a prática desportiva geral”.