Catarina Silva vai ser apoiada com mil euros/ano durante três anos. Está actualmente a frequentar o 1.º ano do curso de Medicina, em Coimbra, em que ingressou com média de 18,5 valores.
A iniciativa Climb Together “promove a educação transversal entre e com os jovens estudantes, no sentido de os consciencializar para a responsabilidade social, incentivando-os a promover acções que tornarão possível o acesso à faculdade, de raparigas com claras carências económicas que têm mérito escolar”, explica o Soroptimist International Clube Lisboa Caravela.
Segundo a autarquia de Paredes, a jovem não conseguiu entrar na faculdade em 2015, mas voltou à escola para se preparar melhor e tentar novamente no ano lectivo seguinte. “Além de receber a ajuda de que necessitava, prestada pela mediadora da Associação Paredes pela Inclusão Social, foi incansável no apoio a alunos da escola, ajudando-os a ultrapassar dificuldades tanto através explicações como pela sua atitude perante a vida”, refere a Câmara.
A Soroptimist International é um movimento internacional voluntário e global a trabalhar em conjunto para transformar a vida de mulheres e meninas. Tem uma rede de mais de 75 mil membros em 132 países.