O Escritaria deste ano foi mais vivido pela comunidade, talvez pelo facto de se tratar de uma escritora infanto-juvenil e que, portanto, cativa facilmente crianças e jovens para ler as suas histórias. Não foi nada difícil envolver as nossas escolas para participarem activamente no Escritaria. Aliás, o contributo de todos os agrupamentos e escolas foi de uma riqueza imensa. Estão todos de parabéns pela criatividade, disponibilidade e alegria transmitidos à nossa homenageada. Foi fantástico ouvir, repetidamente, a Alice dizer que não há nenhum festival igual no nosso país. A Alice adorou ser mimada em Penafiel: nas ruas, por toda a gente que a ia cumprimentando, pedindo autógrafos, tirando selfies; nas escolas que visitou; enfim, em todos os momentos Escritaria que, certamente, ficarão para sempre no seu, e no nosso, coração. Também nós adorámos presenciar e privar da simpatia, alegria e simplicidade desta autora. Foi fácil gostar de estar com Alice aqueles quatro dias! Bem haja Alice Vieira pela sua obra, pela sua vida nem sempre fácil e pela alegria que tem sempre estampada no rosto e que contagia toda a gente!
Depois desta edição, é tempo de preparar a décima que é já em 2017! Queremos continuar a surpreender Penafiel!
Aproveito para deixar aqui uma breve nota sobre a implementação do Orçamento Participativo em Penafiel.
De 1 a 15 de Outubro decorreu a fase de apresentação de propostas e são 35 aquelas que vão agora ser objecto de análise técnica até ao dia 4 de Novembro.
São propostas de diversas áreas temáticas, de natureza material e imaterial, visando diversas freguesias e colectividades do concelho, que vão estar submetidas à votação de 22 de Novembro a 6 de Dezembro. Portanto, deixo aqui um apelo a todos para se registarem em penafielparticipa.pt e poderem depois votar no projecto que consideram mais interessante.
Vamos lá todos participar!