O Primeiro-Ministro Luís Montenegro anunciou ontem uma remodelação no seu xxecutivo, tendo proposto ao Presidente da República a nomeação do ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, como novo Secretário de Estado da Cultura. O atual presidente da Assembleia Municipal de Penafiel substitui Maria de Lurdes Craveiro, que até agora ocupava o cargo.
Um percurso ligado à cultura e ao poder local
Alberto Santos foi presidente da Câmara Municipal de Penafiel durante 12 anos, entre 2001 e 2013, tendo deixado o cargo devido à limitação de mandatos. Atualmente, além de liderar a Assembleia Municipal, é escritor, presidente da Comissão Científica da Rota do Românico e comissário cultural do Festival Literário “Escritaria”, evento de referência no país, cargo que ocupa desde 2014. A sua ligação à Cultura sempre foi uma marca do seu percurso, sendo autor de vários romances históricos e um defensor da valorização do património cultural e literário da região.
Nome apontado para liderar a coligação em Penafiel deixa agora caminho aberto
Esta nomeação coloca um ponto final na candidatura de Alberto Santos à Câmara Municipal de Penafiel, que estava prestes a ser oficializada. O seu nome tinha sido indicado pela Comissão Política Concelhia e pela Comissão Política Distrital do PSD para liderar a coligação “Penafiel Quer” nas autárquicas deste ano. A votação interna da candidatura estava agendada para o próximo dia 15, mas a saída de cena de Alberto Santos obriga agora o partido a uma nova definição estratégica.
O processo de escolha do candidato a Penafiel tem sido marcado por forte tensão interna, com um conflito aberto entre Alberto Santos e o atual presidente da Câmara, Antonino de Sousa, que procurava condicionar a decisão do partido. Nos últimos meses, Antonino de Sousa tem tentado impor o seu sucessor, Pedro Cepeda, atual vice-presidente da autarquia, tendo mesmo este protagonizado uma insólita conferência de imprensa em que anunciou a sua disponibilidade para ser candidato, sem que tivesse o apoio da estrutura do partido.
A nomeação de Alberto Santos para o Governo deixa agora em aberto o nome do candidato da coligação “Penafiel Quer” para as eleições autárquicas, num contexto político ainda marcado pelas movimentações de Antonino de Sousa e Pedro Cepeda.
A posse do novo Secretário de Estado da Cultura deverá acontecer nos próximos dias.