A vida e obra da escritora Agustina Bessa-Luís vai servir de argumento para um passeio literário, que vai percorrer alguns pontos da região, como Lousada e Amarante, no dia 22 de julho, das 10h00 às 18h00.
A organização é da Rota do Românico e do Stay to Talk Instituto de Imersão Cultural e inclui uma visita ao Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, ao Mosteiro do Salvador de Travanca e à Igreja do Salvador do Real, ambos em Amarante, a terra de Agustina que dizia: “esta terra onde nasci é o melhor caminho para as minhas recordações”.
Este é um evento um evento inserido na programação das Comemorações do Centenário de Nascimento de Agustina Bessa-Luís e as inscrições podem ser feitas através do link Roteiro Literário “Agustina: A história é uma ficção controlada“
A escritora, nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, que marcará fortemente a obra da escritora.
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando com mais de meia centena de obras.
Representou as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizou conferências em universidades um pouco por todo o mundo.
É em 1954, com o romance A Sibila, que se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.
Foi distinguida com os prémios Vergílio Ferreira 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista, e o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português.
Morreu dia 3 de junho de 2019, com 96 anos.