Verdadeiro Olhar

Aguiar de Sousa e Sobreira vão ter mercados de produtos locais

Mercado de Sobreira já está em obra

As freguesias de Aguiar de Sousa e Sobreira, em Paredes, vão ter mercados de produtos locais que visam promover o contacto directo entre o produtor agrícola e o consumidor.

No total, o investimento na recuperação de dois edifícios, a cargo da Câmara de Paredes e da Ader-Sousa, ronda os 160 mil euros.

Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Câmara de Paredes explica que o Mercado Local da Sobreira e o Mercado Local em Aguiar pretendem “incentivar práticas de culturas menos intensivas e ambientalmente sustentáveis”. “Foram escolhidas duas freguesias do sul do concelho por causa da sua ruralidade e insere-se também na estratégia iniciada com o CÁ Paredes”, um projecto de médio e longo prazo para a zona sul que visa “o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira”, através de iniciativas estruturantes nas áreas do Turismo e do Agro-alimentar.

Alexandre Almeida adianta que o investimento rondará os 160 mil euros, sendo cerca de 80 mil euros em cada uma das obras que terão um financiamento de 50% da Ader Sousa, cabendo a outra metade à autarquia.

Ambos os mercados vão ocupar edifícios que “estavam devolutos e a necessitar de obras”.

A empreitada de Sobreira já arrancou. O Mercado ficará no edifício que já foi sede da Junta de Freguesia da Sobreira, “um edifício com 100 anos que manterá a sua traça original”. Já em Aguiar de Sousa, o Mercado será instalado na Escola Primária EB1, no lugar de Aguiar.

O autarca refere que “qualquer pequeno produtor do concelho poderá solicitar a sua participação nestes mercados locais”.