No último ano letivo, a Águas de Paços de Ferreira implementou três projetos de educação ambiental dedicados a promover a importância da água, que chegaram a 2.059 alunos de várias escolas, sendo que 34 deles foram premiados nos concursos associados às iniciativas.
Um dos desafios lançados pela Águas de Paços de Ferreira e restantes empresas do Grupo INDAQUA, no último ano letivo, envolveu três ideias vocacionados para diferentes anos escolares e com temas ligados à água, mas com um objetivo comum: “sensibilizar os mais novos para a importância de proteger este recurso natural”.
“Falar de água com amor” foi um deles, onde participaram alunos dos 3.º e 4.º anos que escreverem poemas sobre a água, de forma a “fomentar uma relação mais emotiva e de respeito com este recurso escasso. Os poemas foram submetidos a concurso, com os três melhores trabalhos de cada território a serem premiados com computadores portáteis e tablets”, revela a Águas de Paços de Ferreira, em nota de imprensa.
Em Paços de Ferreira, o primeiro lugar foi atribuído a Dinis Nunes, do 3.º ano, da Escola Básica n.º 2. O segundo lugar coube a Samuel Moreira, do Centro Escolar da Carvalhosa, e o terceiro, a Gonçalo Bastos, ambos do mesmo ano, também da Escola Básica n.º 2.
Já o programa “Água segura” explicou aos estudantes do 4.º ano, o ciclo natural e urbano da água, desafiando-os a fazer um desenho sobre as diferentes fases de cada um.
Em Paços de Ferreira, seis alunos foram premiados com bilhetes para o Sea Life Porto, por terem os melhores trabalhos dos seus Agrupamentos de Escolas.
Por último, a iniciativa “Uso sustentável da água” levou às turmas do 5.º ao 8.º ano ações de sensibilização com o objetivo de promover comportamentos responsáveis na utilização da água. O projeto culminou numa competição de vídeo que premiou 25 alunos do município com cheques-prenda.
Citada na nota de imprensa, Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira, revela que os alunos reagem sempre com “grande entusiasmo” a estas ações de sensibilização ambiental, “mostram-se atentos, curiosos e participativos, o que é essencial para conseguirmos transmitir conhecimentos e boas práticas na área ambiental”.
Por isso, a responsável acredita que estas iniciativas são “muito importantes”, como forma de promoverem “o futuro da conservação da natureza”.
No conjunto das empresas do Grupo INDAQUA: Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso/Trofa, Vila do Conde, Águas de Barcelos e Águas do Marco e Águas de Paços de Ferreira, os três projetos educativos chegaram a um total de 8.176 alunos.