Verdadeiro Olhar

Água, recurso indispensável à vida

QuercusComemorou-se ontem, dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água. A criação deste dia comemorativo surgiu com o objetivo de criar medidas para a preservação da água e sensibilização em relação a este recurso natural. É o dever de cada ser humano conservar este recurso natural de importância primordial para a humanidade e para todos os ecossistemas em geral.

A água disponível para o consumo humano representa menos de 1% dos recursos hídricos no planeta Terra e mais de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável segura. É, dessa forma, essencial ter consciência que este recurso é limitado em quantidade, sendo a sua capacidade de se regenerar muito limitada perante o atual ritmo da poluição antropogénica, levando a poluição continuada do meio hídrico a uma limitação do uso da água como suporte à vida e aos ecossistemas.

Atualmente, 20% das águas superficiais correm sério risco de poluição e 50% das zonas húmidas estão “em perigo de extinção” devido à exploração excessiva das águas subterrâneas, sendo que a poluição pode permanecer durante gerações nas massas de águas subterrâneas destinadas ao consumo humano.

A água é um recurso indispensável à vida, mas também limitado e não devemos encará-lo como um produto comercial, mas sim como um bem precioso, que deve ser objeto de uma utilização sustentável e de uma vigilância cívica por parte de todos os cidadãos. Dessa forma, e também para fomentar a participação da sociedade em geral nas questões relacionadas com os recursos hídricos, em 2015, a QUERCUS em parceria com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, e apoiado pelo Programa Cidadania Ativa – EEA Grants, financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, criou o projeto “dQa – Cidadania para o Acompanhamento das Políticas Públicas da Água”.

Este projeto tem como principal objetivo criar ferramentas para auxiliar os cidadãos a participar ativamente nas questões relacionadas com a gestão da água, procurando o cumprimento da Diretiva Quadro da Água e da Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais. Trata-se de uma plataforma interativa SIG de fácil acesso, na qual, através de um geovisualizador, o cidadão poderá dar informações sobre situações que detete no âmbito da gestão da água, as quais terão o tratamento adequado através das entidades responsáveis pela gestão e fiscalização do domínio hídrico, deixamos aqui o nosso apelo a uma participação ativa da população em geral através do sitio da Internet http://www.dqa.quercus.pt/.