Verdadeiro Olhar

Água da torneira de Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo é 100% segura

Designed by Freepik | www.freepik.com

A água que chega às torneiras dos consumidores nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo tem qualidade elevada, acima da média nacional.

Em Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo atinge mesmo o patamar de “100% segura”, mostra o “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (2021) – Volume 2 – Controlo da qualidade da água para consumo humano”, disponibilizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e relativo ao ano passado.

“Os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano efectuado em 2020, confirmam que se pode continuar a beber a água da torneira com segurança em Portugal continental”, sustenta a entidade, falando no “nível de excelência” atingido.

Nos últimos anos, houve uma evolução significativa no sector do abastecimento público de água em Portugal continental, “podendo garantir-se hoje que 99% da água é controlada e de boa qualidade (água segura), quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50%”, lê-se no documento.

Infografia: Verdadeiro Olhar

Em 2020, o indicador de água segura ficou nos 98,85% (era de 98,66 % em 2019), “confirmando a tendência pelo sexto ano consecutivo de manutenção deste indicador no valor de 99%, ou seja, de excelência na qualidade da água para consumo humano”, atesta a ERSAR. 220 dos 278 concelhos (79% do total) “apresentam um bom desempenho”, com uma percentagem de água segura igual ou superior a 99%, mais do que no ano anterior.

Também em 2020, 43 concelhos (37 em 2019) registaram um indicador de 100% de água segura, representando 15% do número total de concelhos de Portugal continental. 17 são da região Norte, inserindo-se aí Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo. No caso de Penafiel, essa meta é cumprida há cinco anos consecutivos, destaca a Penafiel Verde.

Infografia: Verdadeiro Olhar

Abaixo dos 100% ficam os concelhos de Lousada e Paredes, ainda assim acima da média nacional. Lousada tem água 99,89% segura e Paredes 99,29% segura. De realçar que, no caso de Paredes, a ERSAR distingue entre os resultados da Águas de Paredes, empresa da Be Water, que atinge os 100% de água segura, e os sub-sistemas, que designa de “Câmara de Paredes” (a quem cabe o Programa de Controlo da Qualidade da Água) que se ficam pelos 98,59% de água segura, baixando a média global do concelho.

No país, apenas um concelho (Santo Tirso) registou um nível de desempenho inferior a 95% de água segura, “relacionado com análises em falta”.