A Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel vai arrancar no mês de Outubro com o projecto “A Bicicleta nas Escolas – Equipamentos e/ou eventos desportivos”, um dos vencedores da última edição do Orçamento Participativo da Câmara de Penafiel que envolve centenas de alunos e cinco estabelecimentos de ensino.
Segundo Joaquim Carlos, da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, o projecto “A Bicicleta nas Escolas – Equipamentos e/ou eventos desportivos” iniciou com uma candidatura ao Orçamento Participativo através a plataforma Penafiel Participa, tendo tido 707 votos.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel revelou que a proposta tem como finalidade levar os alunos a fomentar o uso da bicicleta e a prática do ciclismo, como modalidade desportiva inserida no plano extra-curricular, levando esta modalidade às escolas ou centros escolares do concelho de Penafiel.
Nesta fase o projecto conta já com a colaboração do Centro Escolar de Penafiel, Galegos, Rans, Urrô e Guilhufe.
“O nosso objectivo é alargar o projecto, numa fase posterior, a outros estabelecimentos de ensino”, afirmou, salientando que o projecto tem, também, como propósito proporcionar, a um máximo de 200 alunos do 1º ciclo a aprendizagem do ciclismo como modalidade desportiva, duas vezes por mês.
Ao nosso jornal, o responsável pela Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel adiantou, ainda, que inicialmente esta proposta é direccionada a um limite de dois grupos de 20 alunos por escola ou centros escolares situados nas freguesias que aderiram, nesta primeira fase, ao projecto.
Joaquim Carlos assegurou, também, que a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, em articulação com a Câmara de Penafiel, está planificar o ano lectivo e as turmas que vão ser seleccionadas.
A este propósito, o director da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel manifestou, também, que a aprendizagem tem em vista os horários das aulas de educação física e desporto, estando programadas sessões práticas e teóricas.
“Existirá também um plano de aprendizagem que acompanhará os alunos participantes”, acrescentou, frisando que as aulas serão realizadas dentro do ano lectivo.
O projecto conta, ainda, com a realização de um encontro, no Parque da Cidade de Penafiel de modo a divulgar a actividade proposta.
O projecto é acompanhado por profissionais certificados e com experiência na actividade e pretende, igualmente, “sensibilizar os alunos a participar na disciplina de educação física e cumulativamente contagiar familiares e comunidade em geral a fazer actividade física”.