O ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, cuja área de influência corresponde aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, emitiu um comunicado no qual adverte para o calor que se tem feito sentir na região e os seus efeitos na saúde.
No comunicado enviado ao nosso jornal, o director executivo deste ACeS, Hugo de Sousa Lopes, adverte para os cuidados a ter com os equipamentos de climatização, aconselhando a limpeza e desinfecção no mínimo duas vezes por ano de todo o equipamento (de preferência no início do Verão e do Outono) assim como a necessidade de verificar regularmente o estado de limpeza dos filtros e proceder à sua limpeza.
As autoridades de saúde chamam, também, a atenção para a proliferação de insectos/pragas, reconhecendo que o calor favorece a reprodução de insectos como as moscas, mosquitos, carraças, baratas, entre outros, alguns deles com capacidade para transmitir agentes infecciosos e para a qualidade do ar.
“O calor pode favorecer a deterioração da qualidade do ar, nomeadamente em ambientes já normalmente poluídos. Grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem evitar ambientes poluídos especialmente nestes dias”, lê-se na nota que nos foi remetida.