Tem 595 quilos, veio do Algarve, e foi a abóbora que subiu ao primeiro lugar do pódio do Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, “O Maior da Minha Aldeia”.
O primeiro lugar da competição foi então entregue a José Santos, que apresentou a hortícola gigante, produzida em Paderne, no Algarve. O produtor algarvio trouxe também ao concurso a maior melancia e o maior melão.
Já o segundo prémio do concurso foi entregue a João Sousa, de Duas Igrejas, Paredes, com a abóbora de 402,5 quilos, e o terceiro foi conquistado por João Cardoso, da mesma freguesia, com um exemplar que pesou 392 quilos.
Já na categoria de melancia e de melão, o primeiro prémio foi então para José Santos, do Algarve, com uma melancia com 17 quilos e meio e um melão de 15,620 quilos.
João Sousa, de Duas Igrejas, Paredes, ficou na segunda posição com uma melancia de 17 quilos e um melão de 14,495. O melão com 12,070 quilos de Rosa Silva, de Duas Igrejas, Paredes, conquistou o terceiro prémio.
José Pinto, de Cinfães, levou o terceiro lugar com uma melancia de 11,325 quilos.
Na categoria de tomate, o luar cimeiro do pódio foi ocupado por Cristina Coelho, da Maia, com um exemplar que pesou 1,575 quilos. Seguiu-se José João Dias, de Rebordosa, Paredes, com o tomate de 1,420 quilos, seguindo-se . Em terceiro, ficou Manuel Machado, de Paredes, com um quilo e 400 gramas.
Participaram 35 produtores nesta competição, que decorreu no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa. Ao longo de três dias não faltaram também uma feira de gastronomia e de venda de hortícolas e produtos locais e regionais, assim como . animação musical diversa, com o cantor Nel Monteiro, entre outros.
Refira-se que, os primeiros prémios, na categoria de abóbora, são patrocinados pelo Banco Crédito Agrícola, num concurso promovido pela Câmara Municipal de Paredes e homologado pelo GPC – Great Pumpkin Commonwealth.
O concurso ofereceu prémios aos três vencedores, nas várias categorias que foram desde os 50 aos mil euros.