Já são conhecidos os vencedores do 2.º Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes – O Maior da Minha Aldeia. Os prémios foram entregues, esta manhã, no auditório da Junta de Freguesia da Sobreira.
A concurso estiveram abóboras, melões, melancias e tomates.
A maior abóbora tem 696 quilogramas e foi produzida por José Rui Santos, de Albufeira. A segunda mais pesada tem 609 quilogramas e também veio do Algarve, sendo o premiado Abel Santos. Em terceiro lugar ficou uma abóbora com 374,5 quilogramas, produzida na Maia por Manuel Coelho.
Luís Barbosa, engenheiro químico de Duas Igrejas de 35 anos, produziu a maior abóbora do concelho de Paredes: 357,5 quilogramas. O paredense já tinha participado no ano passado com uma abóbora de 205 quilogramas e a meta deste ano foi cumprida: superar-se. Sempre teve apetência para a agricultura mas leva estes desafios como um passatempo. Este ano incentivou vários amigos e familiares a participar. Plantou seis aboboreiras num pequeno terreno junto à fábrica dos pais, montou um sistema de rega, fez adubagem regular e foi necessária uma dedicação quase diária em que se envolveram familiares e amigos. E os resultados estão à vista. Produziu cerca de quatro toneladas de abóboras que vai vender e doar a instituições, à semelhança dos outros participantes.
No concurso das abóboras foi ainda entregue o prémio da “mais bonita” à abóbora produzida por Jerónimo Rocha, em Aguiar de Sousa.
O prémio de maior melancia, com 53,5 quilogramas foi também para José Rui Santos, de Albufeira, que venceu ainda o prémio de maior melão, com 11 quilogramas.
Celeste Coelho, de Rebordosa, produziu o maior tomate em competição, com 1,06 quilogramas.
Recorde-se que, este ano, entraram na competição 55 participantes, sendo 43 de Paredes – das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Sobreira, Baltar, Rebordosa, Vilela e Lordelo -, cinco de Penafiel, quatro da Maia, dois da região do Algarve e um de Espanha.
No ano passado, a maior abóbora em competição veio de Espanha e pesava 825,5 quilos. A maior de Paredes tinha 401 quilos.
Este concurso integra um projecto mais vasto de valorização da agricultura no sul do concelho de Paredes, designado Cá Paredes.