Decorreu na Vila de Abragão, em Penafiel, a abertura ao público do Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER), no passado dia 25 de Julho.
O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, caracteriza-o como “um dos mais modernos centros de interpretação do país”, acrescentando que o mesmo irá oferecer “um grande contributo para uma melhor compreensão do românico e de toda a rota”.
O lugar oferece ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, sendo constituído por uma superfície expositiva de cerca de 300 metros quadrados.
O CIER está aberto de quinta-feira a domingo, em Abragão, Penafiel, contando com entrada gratuita, até ao final de Setembro, nos períodos entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00. Às terças e quartas-feiras funciona mediante marcação prévia.
Através do ponto de vista de Rosário Machado, directora da Rota do Românico, entidade responsável pela obra, o “projecto tem como principal função divulgar o rico património de Abragão e de toda a região da Rota do Românico”, realçando que “o património é a nossa memória, sem memória não somos nada”.