Verdadeiro Olhar

A arte da madeira, os tremoços e as lendas de Paredes apresentadas na BTL

Dois “mestres” artesãos de Paredes vão mostrar, ao vivo, a arte de trabalhar a madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que arranca esta quarta-feira. O tremoço, um produto de referência local, ou a lenda da Senhora do Salto, também vão marcar a passagem do concelho por esta que é considerada “a maior montra da actividade turística portuguesa”, sendo que Paredes vai realizar várias sessões de divulgação e acções de promoção gastronómicas e culturais.

No dia de abertura da feira, 16 de Março, pelas 14h30, é apresentado o livro  “Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho”, integrado no FAMP – Festival de Artes em Madeira de Paredes, projecto criado para homenagear e enaltecer o trabalho dos “Mestres de Paredes” que marcaram a identidade do concelho, “principal produtor e exportador de mobiliário português”, diz a Câmara de Paredes. Também a performance das mulheres móveis (“carreteiras”) com os seus carregos irá percorrer os corredores da BTL, numa coreografia que pretende demonstrar “o enorme esforço das mulheres que carregavam móveis à cabeça”.  

No dia 17, pelas 11h30, Paredes apresenta “O tremoço à mesa”, com uma demonstração culinária com este produto “referência local”, estando alguns  restaurantes a desenvolver menus com o tremoço. Já no dia 19, às 15h00, Paredes apresenta um concerto falado pela actriz Ângela Marques e pelo músico Aires Montenegro sobre a lenda “A Senhora do Salto”. “O momento musical é acompanhado pelo construtor de Nyckelharpa de Paredes que fará uma demonstração da sua arte. Paredes destaca, ainda, na BTL uma exposição de mobiliário, uma escultura do artista Carlos Ferreira e uma Nyckelharpa”, refere nota de imprensa.

A “estratégia do município para atrair mais visitantes ao território passa por apresentar uma identidade própria, mostrar as nossas potencialidades, as tradições e divulgar os principais eventos que ajudam a dinamizar o concelho”, atesta o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.