- Este evento já decorreu.
Exposição ‘Rostos da Democracia’ de Mafalda Rocha no Museu de Penafiel
Abr 22, 2023 - Mai 28, 2023
A exposição ‘Rostos da Democracia’ de Mafalda Rocha estará patente no Museu Municipal de Penafiel entre os dias 22 de Abril e 28 de Maio.
Nas palavras da autora:
«Quando lhes vemos os rostos, sentimo-los longínquos, como que se fossem diferentes dos homens e mulheres de hoje…como páginas de um arquivo, marcos do tempo… São portugueses verdadeiros, resilientes e convictos da sua individualidade e integridade, forças da natureza humana, porta-estandartes da energia, coragem e aspirações de uma massa coletiva… Mas é uma caminhada longa…com confrontos e batalhas vitoriosas e também derrotas, que desde o derrube da Monarquia, da Ditadura até à Democracia, se percorreu a romper resistentes barreiras, dogmas e poderes… suportando e enfrentando afrontas, humilhações, restrições… na defesa de ideais, de causas cívicas e no desenvolvimento e fortalecimento do associativismo.
É chegada a hora de dar expressão a alguns dos muitos textos e rostos que contribuíram para mudar a liberdade de pensamento, de expressão, de imprensa, das artes e dos direitos e respeito pela dignidade pessoal e cívica do ser humano; evidenciando por cima da censura ‘‘Os/As’’ que foram visados pela censura ou pelo lápis azul – símbolo da censura e da época da ditadura portuguesa do século XX. Tudo para que os valores- LIBERDADE – IGUALDADE – FRATERNIDADE não sejam meras palavras e continuem nas aspirações, lutas e anseios de todos os portugueses.
Assim, tal como estas figuras, que afirmaram a sua personalidade na defesa dos interesses duma sociedade, todos e cada um de nós o poderá fazer…numa luta pela permanente opção de escolha, pela defesa convicta dos valores e identidade de um país e de um povo. Nesta exposição ficam registos da História, rostos que nenhum lápis azul ou censura foi capaz de eliminar ou rasurar, na expectativa de que seja para além de uma homenagem, um estímulo à reflexão sobre o papel e lugar de cada um de nós na defesa dos direitos individuais e sobretudo civilizacionais.»