São mais de 700 os voluntários que já se juntaram ao Lousada Guarda-Rios, um projecto que visa a monitorização, vigilância e melhoria do estado ecológico dos rios e ribeiras do concelho.
Segundo a autarquia, dos 122 troços de rios e ribeiras disponíveis para adopção, 50 já foram adoptados.
“O projecto permitiu ainda resolver ou encaminhar para a Agência Portuguesa do Ambiente mais de 30 situações de incumprimento, sendo que a fiscalização decorre em permanência, contando com a colaboração da Polícia Municipal e da GNR”, explica a mesma fonte.
Recorde-se que o Lousada Guarda-Rios nasceu no âmbito da estratégia municipal para a conservação da natureza e educação ambiental.
A meta passa por “envolver as comunidades locais e trabalhar em parceria, num programa de inspecção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras de Lousada, através da adopção de troços de rio ou ribeira e da participação em acções de limpeza e melhoria ambiental, como seja a remoção de plantas invasoras ou infestantes e a plantação de árvores”.
Os participantes formam patrulhas “guarda-rios” e recebem formação gratuita sobre ecologia, boas práticas ambientais e voluntariado. Recebem ainda um kit de intervenção.