O Parque da Cidade de Penafiel, acolhe, no dia 26 de Julho, mais uma celebração que assinala o Dia dos Avós. Este ano são esperados mais de 6.000 avós, e os seus netos, que poderão participar num Mega Piquenique, em aulas de zumba e outras actividades, assistir a concertos e a uma missa com o Bispo do Porto e degustar um bolo de 104 metros (a idade do avô mais velho presente na iniciativa).
Segundo nota de imprensa, a Câmara Municipal de Penafiel preparou para esta edição uma novidade sob o lema “Ensinar brincadeiras de antigamente”, uma iniciativa que vai disponibilizar vários jogos tradicionais para os avós demonstrarem aos seus netos como se brincava em “tempos idos”. “Esta iniciativa pretende fazer reviver memórias e passar testemunho de tradições entre gerações”, explica a autarquia.
Recorde-se que o Dia Nacional dos Avós nasceu em Penafiel, pela mão de Ana Elisa Couto. A penafidelense lutou 17 anos até à instituição do dia pela Assembleia da República em 2003. A sua história será apresentada no livro “Sim, valeu a pena”, escrito pelo filho, António Faria. Como é hábito será prestada uma homenagem à mentora do Dia dos Avós.
Programa:
9h00 – Recepção aos avós
9h45 – Avós em movimento
11h00 – Missa Solene
12h00 – Apresentação do livro “Dia Nacional dos Avós – Sim, Valeu a Pena”, de António Couto Faria
12h45 – Mega Piquenique
14h30 – Actuação de várias artistas (durante a tarde toda)