No âmbito do projecto “O Mercado”, criado para promover a alimentação saudável na população de Valongo, foram vendidos mais de 540 cabazes de frutas e legumes produzidos no concelho nos primeiros dois meses de funcionamento. No primeiro mês tinham sido mais de 300.
As encomendas são feitas online, tendo os cabazes o custo de cinco euros (para cinco quilogramas de produtos) e oito euros (para nove quilogramas), e as entregas acontecem às terças-feiras em Valongo e às quintas-feiras em Ermesinde.
O projecto foi lançado pela Câmara de Valongo no âmbito do Plano Municipal de Saúde, e é desenvolvido pela Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, que compõe os cabazes com produtos de 20 produtores do concelho e trata das entregas.
“O projecto está a ser um sucesso e a superar as expectativas”, garante José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, citado em nota de imprensa.
“É um projecto que tem três grandes virtudes: coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual; é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz; e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extratos socio-ecónomicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população”, destaca o autarca.
As encomendas podem ser realizadas aqui.