Verdadeiro Olhar

Educação e emprego em destaque nas cerimónias do 3 de Março

 

Penafiel assinalou esta quinta-feira, dia 3 de Março, o 246.º aniversário da elevação a cidade. Como é tradição, o município homenageou várias personalidades de prestígio no concelho, atribuindo 12 medalhas, duas de Ouro e 10 de Mérito Municipal Douradas.

Depois de, em 2014, o foco desta comemoração ter sido a área social e o trabalho das IPSS, de, em 2015, ter sido a competitividade, o empreendedorismo, as empresas e os empresários, este ano o destaque foi para a Educação.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou a importância da educação para assegurar o acesso a mais e melhores empregos e como forma de combate à pobreza. “Nos últimos 10 anos, a Educação foi uma das prioridades das políticas municipais”, disse Antonino de Sousa. No total foram investidos mais de 60 milhões de euros, na requalificação do parque escolar e em políticas voltadas para a educação.

 

Candidaturas de 17 milhões de euros à espera de fundos comunitários

Antonino de Sousa começou por salientar o importante papel de Penafiel na região. “Liderar e inspirar a vasta região do Tâmega e Sousa é o desígnio desta cidade e do concelho de Penafiel. É esse o desafio para que toda a região possa dar o salto de desenvolvimento que tarda em chegar e deixar, definitivamente, o lugar de região mais deprimida do país e para se assumir como um dos espaços com mais potencial e esperança da Europa”, afirmou o autarca.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel lembrou então um período difícil, com a obrigação de participação no Fundo de Apoio Municipal, cortes nas transferências de Estado, redução de receitas próprias, entre outros, para reafirmar que está à frente de um município com gestão eficiente. “A eficiência da autarquia é comprovada pelos dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que mostra que Penafiel mantém a trajectória de redução do passivo, com um grau de endividamento inferior à média nacional. Penafiel foi a 7.ª autarquia do país com maior volume de investimento em 2014”, realçou.

Por outro lado, não deixou de recordar os incentivos que têm sido concedidos por uma câmara que mantém o IMI na taxa mínima, baixou os coeficientes de localização, e dá um desconto de 20% para agregados familiares com três filhos ou mais; que atribui benefícios fiscais à reabilitação urbana; e que instalou espaços de cidadão por todo o concelho, para promover a descentralização e criar uma maior proximidade dos serviços às populações.  Além disso, Penafiel apresentou um conjunto significativo de candidaturas, quer no “overbooking” do ON2 quer já no âmbito do Portugal 2020, num montante superior a 17 milhões de euros, em áreas como as acessibilidades, a eficiência energética e a reabilitação urbana, revelou.

 

Mais Educação significa menos pobreza, acredita autarca

Numa altura em que o concelho encerra um ciclo muito importante de investimento na requalificação do parque escolar, a autarquia resolveu homenagear alguns dos principais actores da Educação do território, que têm dedicado a sua vida a este desígnio. “É através da Educação que se assegura o acesso a mais e melhores empregos, com mais rendimentos, e, por consequência, uma menor dependência de políticas públicas de combate à pobreza”, afirmou Antonino de Sousa.

Nos últimos 10 anos, acrescentou, a Educação foi uma das prioridades das políticas municipais. Na construção de novos centros escolares e jardins-de-infância, cantinas escolares e requalificações foram investidos 30 milhões de euros. Um valor idêntico foi investido em refeições, transportes, livros, tecnologias e outros materiais escolares, revelou.

Depois de a rede de centros escolares do concelho ter ficado concluída no ano passado, este ano serão requalificadas as Escolas Básicas de Galegos, S. Martinho e S. Mamede de Recezinhos, Croca, Eja e Rio de Moinhos, adiantou o autarca. Mas de nada adiantaria o investimento sem pessoas, daí a homenagem a quem dedicou a sua vida ao ensino.

 

Assinados protocolos para investimentos que vão criar 400 postos de trabalho

Em dia de festa para o município foram assinados, três protocolos de investimentos que vão criar mais de 400 postos de trabalho.

Como o VERDADEIRO OLHAR já tinha avançado, a Altice, empresa de telecomunicações que recentemente comprou a Portugal Telecom e detém a operadora MEO, vai instalar um “contact center” em Bustelo, que vai permitir criar 250 empregos. A Câmara Municipal de Penafiel vai ceder, gratuitamente, o edifício onde o “contact center” vai funcionar.

Foi ainda assinado um contrato de apoio ao investimento na criação do Hospital Arrifana de Sousa, unidade que vai ocupar as instalações do antigo Hospital de Penafiel, e deverá, no espaço de cinco anos, empregar 100 pessoas. Um terceiro projecto passa pela instalação de uma loja de uma marca multinacional dedicada à venda de artigos desportivos no concelho.

“Só com emprego teremos um concelho mais justo e coeso” e o combate ao desemprego tem sido prioridade deste executivo, realçou Antonino de Sousa no seu discurso. E isso passa pela atracção de investimento para o concelho. Lembrando que, no ano passado, foram assinados contratos de investimento para a criação de 150 postos de trabalho, o autarca congratulou-se por, nestas comemorações do 3 de Março, terem conseguido assinar “três protocolos que têm por objectivo a criação de mais 400 postos de trabalho, em Penafiel, ao longo dos próximos dois anos.

Ainda no âmbito do emprego, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou que a Zona Industrial de Recezinhos aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para serem iniciadas as obras de infra-estruturação. “Zonas industriais bem equipadas são fundamentais para conseguirmos captar empresas e investimentos que criem emprego qualificado”, defendeu.

 

12 medalhados

A mais alta distinção do município – a Medalha de Ouro do Concelho – foi entregue este ano a duas mulheres.

– Maria Adelaide Ferreira Galhardo Brandão Rodrigues dos Santos – Foi a primeira mulher formada em Medicina do concelho de Penafiel e ajudou a fundar, em 1978, a Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde ainda exerce funções como médica. Tem desempenhado relevantes funções ao serviço da saúde, nomeadamente na assistência à maternidade, assistência aos mais velhos, na prestação de cuidados médicos ao domicílio, na implementação das primeiras consultas de Planeamento Familiar em Penafiel. Está a completar este ano 50 anos ao serviço da comunidade penafidelense.

– Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho – Natural de Penafiel, Rosário Gambôa é, actualmente, presidente do Instituto Politécnico do Porto, cumprindo o 2.º mandato à frente da instituição de ensino. Ao longo do seu extenso currículo, desempenhou relevantes funções no ensino Politécnico Universitário, na academia, na investigação, na cultura e na acção cívica. Foi, por exemplo, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Educação do Porto (2001-2006); professora coordenadora, na Unidade Técnico Científica de Ciências da Educação, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; membro do Conselho de Administração da Casa da Música, em 2015; coordenadora da Comissão de Especialistas de Apreciação de Cursos de Formação de Professores propostos pelas Instituições de Ensino Superior, por nomeação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em 2007-2009, ou Consultora do Banco Mundial e Coordenadora Adjunta do Projecto do Ministério da Educação e Cultura de Angola, para a implementação da Reforma do Sistema Educativo Angolano para o Desenvolvimento Curricular, Elaboração de Materiais Pedagógicos e Avaliação da Aprendizagem dos Alunos e do Sistema Educativo, em 1999-2001.

 

10 personalidades receberam a Medalha de Mérito Municipal Dourada

 

Sete personalidades desempenharam relevantes funções no ensino, como professores e como gestores, tendo desempenhado com especial brio e dedicação o cargo de liderança das respectivas escolas por um período superior a quinze anos.

 

– Ismael Magalhães Teixeira Mendes – Licenciado em Geografia, pós-graduado em Administração e Gestão Escolar, mestre em Administração e Planificação da Educação e doutor em Filosofia e Ciências da Educação. Ocupou diversas funções, sendo docente do Instituto Superior de Ciências Educativas, da Escola Superior de Educação de Fafe e da Universidade Portucalense. Foi presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Penafiel entre 1979 e 1995.

 

– António Alberto Vieira Simões – Licenciado em Filosofia, o penafidelense leccionou em várias escolas do distrito do Porto. Em 1997 foi presidente da Comissão Instaladora da nova Escola Secundária de Penafiel n.º 2 e depois eleito presidente do Conselho Executivo, daquela que passou a designar-se Escola Secundária Joaquim de Araújo. Foi reeleito mais duas vezes e, em 2009, foi escolhido pelo Conselho Geral da Escola para desempenhar o cargo de Director da Escola, cargo esse que exerceu até Julho de 2012. Desde 1999 até se reformar exerce funções de Juiz Social no Tribunal Judicial de Penafiel e agora no Tribunal Judicial de Paredes.


– Maria Luísa Barrosa Monteiro Coelho – Licenciada em Ciências da Nutrição tem também o Curso de Formação Especializada em Administração Escolar, entre outras formações. É professora do Quadro do Agrupamento Vertical de Escolas de Pinheiro – Penafiel, grupo de recrutamento 230 (Matemática/Ciências da Natureza), tendo já leccionado diversas disciplinas. Entre os cargos ocupados estão os de presidente do Conselho Directivo da Escola EB 2,3 de Pinheiro; presidente da Comissão Executiva Instaladora da Escola EB 2,3 de Pinheiro; presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2,3 de Pinheiro; presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Vertical de Escolas de Pinheiro; presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas de Pinheiro; e directora do Agrupamento de Escolas de Pinheiro.

– Ana Alzira Pereira – Fez o curso de Magistério Primário, uma licenciatura em História, e uma pós-graduação em Ciências da Educação – especialização de Administração Escolar. Na escola C + S de Paço de Sousa / EB 23 de Paço de Sousa foi professora de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal, presidente do Conselho Administrativo, presidente do Conselho Pedagógico, presidente do Conselho Directivo (1990-1998) e presidente do Conselho Executivo (1998-2003). No Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa foi professora de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal, presidente do Conselho Administrativo, presidente do Conselho Pedagógico, presidente do Conselho Executivo (2003-2009) e Directora (2009-2013).

– Vítor Alexandrino Teixeira Nunes Leite – Tem licenciatura em Física – Ramo de formação educacional, um Mestrado em Física para o Ensino e o Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, entre outros. Destaque para a experiência pedagógica como professor em três escolas do ensino secundário, entre elas a Escola Secundária de Penafiel (1988-1989 e 1993/1994 a 2004/2005). Ao longo da sua experiência profissional desempenhou vários cargos de gestão como Membro do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1984/85); e, na Escola Secundária de Penafiel – director de instalações, no grupo de Física e Química (1988/89); presidente do Conselho Directivo (1996/97 a 1998/99); Presidente do Conselho Administrativo (1996/97 a 2007/2008); presidente do Conselho Executivo (1999/2000 a 2007/2008); e Director (2009 até aos dias de hoje).


– Maria Leonilde Ferreira Coelho –
É licenciada em Geologia, Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e é detentora de uma vasta formação complementar na área da educação, da aprendizagem, do ensino e da pedagogia. Toda a sua actividade profissional tem sido dedicada ao ensino tendo desempenhado funções de gestão: presidente do Conselho Directivo (1996-1999); presidente do Conselho Executivo (1999-2000); vice-presidente do Conselho Executivo (2000-2002); presidente da Comissão Executiva Instaladora (2007-2009); directora do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes (2009-2013); directora do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes (2013-2016).

– Manuel Dias dos Santos – Depois de passar por outra freguesia do concelho, leccionou em Boelhe durante 38 anos seguidos, tendo aí terminado a sua carreira, aos 70 anos de idade. A par do ensino recebeu e deu formação na área do ensino, da educação e da pedagogia. Manuel Dias dos Santos dedicou toda a sua vida à profissão de docente.
– José Aires de Sousa (titulo póstumo)  – Natural de Penafiel, trabalhou na “Farmácia Confiança” onde fez um longo percurso, começando como ajudante técnico de 3.ª, de 2.ª e de 1.ª, recebendo a cédula profissional de técnico de farmácia em 13 de Abril de 1962. Até aos 83 anos manteve contacto com a farmácia, onde esteve sempre presente. José Aires de Sousa mais conhecido por “Zéquinha da Farmácia” faleceu no dia 3 de Fevereiro de 2016. Desempenhou relevantes funções na vida associativa penafidelense com especial relevância no Futebol Clube de Penafiel.
– Paulino Rodrigues (titulo póstumo) – Foi sapateiro de profissão, trabalhou na “Albano & Miguel, LDA.” e passou pela restauração, em vários estabelecimentos do concelho. Desempenhou funções enquanto vereador da Câmara Municipal de Penafiel, em 1979. Destacou-se também no desporto, como guarda-redes do Futebol Clube de Penafiel, entre outras equipas, e fez carreira ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

– Margarida dos Santos Sousa – Natural de Galegos, reside em França há 36 anos. É porteira de profissão há 25 anos e, na fatídica noite de 13 de Novembro de 2015, corajosamente acolheu e escondeu várias pessoas, algumas delas gravemente feridas, durante o ataque à sala de espectáculos Le Bataclan, durante os atentados terroristas de Paris. “De uma forma altruísta, heróica e de grande coragem, salvou e socorreu algumas das vítimas que fugiam à morte”, justifica a autarquia.