Cerca de 50 entre associações e outras instituições vão participar na Feira Social e Desportiva de Lousada, que decorre que 14 a 16 de Setembro, informou o vereador da Câmara do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto.
Falando das expectativas que tem para este evento que é, também, uma oportunidade para os colectividades se darem a conhecer, apresentar os seus projectos e divulgar as suas valências, o autarca mostrou-se optimista que este certame volte a ter uma forte adesão do público, à semelhança do que tem acontecido nas últimas edições.
“Realizando-se num espaço ao ar livre, estamos sempre condicionados pelas circunstâncias atmosféricas; contudo, a exemplo dos anos anteriores estamos à espera que a população adira em grande número quer aos rastreios do Hospital Social, quer à visita aos stands, quer aos diferentes eventos e espectáculos”, disse, salientando que já estão inscritas no evento cerca de 50 entre associações e outras instituições.
António Augusto reconheceu que a Feira Social e Desportiva de Lousada é, também, uma oportunidade de juntar no mesmo espaço diferentes organizações e possibilitar que se conheçam e que possam estabelecer parcerias entre si.
Sobre a feira e o figurino que esta vai adoptar, o vereador com o pelouro do Desporto e da Educação realçou que o modelo adoptado será semelhante ao das edições anteriores, estando prevista a introdução de uma novidade em termos de animação.
A Feira Social e Desportiva decorre no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, estando prevista a instalação de insufláveis para os mais novos, aulas de academia e aulas de motricidade.
O boccia, modalidade praticada por centenas de lousadenses, a música e a dança estarão, também, representados neste certame.
O evento irá contar com a presença de três chefes de cozinha (Hélia Fernandes, Filipa Rodrigues e pelo Chefe Ivo Ferreira) que irão falar e demonstrar com preparar pratos saudáveis.
O cartaz musical conta com nomes como o do grupo de Fado do Vale do Sousa, Banda Vatikano, Lousadenses da Borga e o Grupo de Cavaquinhos da Usalou.
A Feira Social e Desportiva irá integrar uma caminhada solidária com a designação “Memória de Lousada”, numa parceria com a Associação Nacional de Alzheimer e uma aula de zumba “Colour Fun”.
No âmbito do certame vai ser exibido o filme “Quem se importa” seguido de uma tertúlia com o tema “Empresa com impressão social” dinamizada pelo projeto IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social, com quem o município tem uma parceria.
Tal como nas edições anteriores, o certame, deste ano, vai contar, também, com o Hospital Social, com os utentes a poderem usufruir da realização de rastreios gratuitos aos diabetes, tensão arterial, densidade óssea, nutrição, osteopatia, visão, audição, podologia, rastreio dermatológico e capilar, entre outros.