Chama-se ‘DRAMA, a tool to promote inclusion and diversity’ e é o nome de um intercâmbio, realizado ao abrigo do programa Erasmus+, e que decorre de hoje até ao dia 20 de dezembro, em Paços de Ferreira.
O projeto chega pela mão da Associação Nó Górdio, que traz “para zonas que são naturalmente mais rurais e industriais, projetos que dinamizam o território e que envolvem toda a comunidade local, promovendo o desenvolvimento da região”.
Durante uma semana, que antecede este Natal, 46 jovens, entre os 15 e os 25 anos, provenientes de sete países, como Portugal, Espanha, Itália, Chipre, Hungria, Países Baixos e Roménia, vão juntar-se em Paços de Ferreira para “promover a diversidade e inclusão sociais através do teatro”, refere a organização, em comunicado.
“A compreensão e disseminação desses conceitos é um dos objetivos expectáveis para o final do projeto, assim como que tenha havido uma partilha contínua acerca das perspetivas de cada um dos países”. Este é um resultado que se pretende que “surja quer através do pensamento de cada grupo, mas também através da partilha sobre como cada Estado compreende e age perante as dificuldades dos nossos dias no que toca a áreas como, por exemplo, a discriminação”.
O canal para chegar a este objetivo é a representação, “por ser uma forma de expressão que permitirá aos participantes colocarem-se na pele de um personagem que possa representar uma realidade diferente da do próprio”.
A Nó Górdio, uma das associações não-governamentais do norte do país, acreditada pela União Europeia, tem promovido intercâmbios de jovens em concelhos como Valongo, Paredes e Paços de Ferreira.