Verdadeiro Olhar

350 escuteiros do concelho juntam-se no 1.º AcaParedes

Cerca de 350 escuteiros dos agrupamentos do concelho de Paredes prometem invadir a cidade, este fim-de-semana. Entre esta sexta-feira e domingo estão previstas várias actividades para que os jovens conhecem o seu concelho e para se darem a conhecer.

O 1.º AcaParedes – acampamento dos agrupamentos de escuteiros de Paredes – tem como tema “Esta terra tem história” e como lema “Viagem no Tempo”. Estarão presentes oito dos nove grupos existentes no concelho, com participantes dos seis aos 77 anos, na sua maioria jovens.

“Vão invadir a cidade e freguesias adjacentes com actividades ligadas ao escutismo mas que querem levar os jovens a descobrir a história de Paredes, conhecendo a sua própria terra e o seu património”, explicam André Cunha e Cristiana Oliveira, do Agrupamento 1039 Vilela, e o Chefe Gastão Moreira, responsáveis pela organização.

Publicidade

Este encontro, explicam, nasceu de uma ideia lançada no Fórum da Juventude que foi agarrada pelo Agrupamento de Vilela. “Nasce de escuteiros para escuteiros. Mas também queremos mostrar às pessoas as nossas actividades, este é um campo aberto. Queremos conhecer a cidade e os pontos de interesse e que a cidade nos conheça a nós”, referem.

As actividades começam e esta sexta-feira, pelas 19h00. Haverá Haverá um jantar partilhado por todos os agrupamentos e depois um raid nocturno para os jovens dos 14 aos 18 anos.

No sábado, há jogos de cidade com várias iniciativas e ateliês em diversos pontos da cidade e das freguesias limítrofes. À noite, pelas 21h30, há o Fogo do Concelho. “Os agrupamentos vão juntar-se numa arena e cada um apresenta uma peça de teatro, canções ou conta uma história. É uma forma de os agrupamentos se conhecerem e de partilharem o que vão fazendo. Aquele local servirá também para conhecer os conselhos dos mais velhos”, diz o Chefe Gastão.

No domingo, realiza-se uma eucaristia pelas 10h30. Estarão presentes o Assistente Regional do Porto, Renato Poças, que celebra a cerimónia, e ainda Chefe Regional do Porto e os chefes do núcleo Este e Centro-Norte. Depois, são esperadas várias entidades civis, como o presidente da Câmara Municipal de Paredes (e demais vereadores), o presidente da Assembleia Municipal de Paredes e diversos presidentes da junta, entre outros.

A cerimónia de homenagem ao Chefe Gastão, que recebe a Medalha de Mérito Municipal do Concelho de Paredes por mais de 40 anos de dedicação e trabalho ao serviço do escutismo e dos jovens do concelho, encerra as actividades.

André Cunha e Cristiana Oliveira, do Agrupamento 1039 Vilela, e o Chefe Gastão Moreira dão a cara por um projecto que foi preparado com a colaboração de 55 dirigentes e muitos escuteiros que, por exemplo, foram os responsáveis por criar o altar para a eucaristia.