O Serviço Municipal de Protecção Civil de Penafiel destruiu, em 2016, um total de 239 ninhos de vespas asiáticas no concelho. Este ano já foram eliminados mais 35 ninhos.
Este serviço da Câmara Municipal de Penafiel realizou, esta quarta-feira, uma sessão de esclarecimentos no Museu Municipal.
Segundo nota de imprensa da autarquia, o serviço tem disponíveis duas viaturas (4×4 e 4×2 com escada até nove metros), uma plataforma elevatória (até 15 metros), um kit para incineração de ninhos (até 20 metros) e equipamento de protecção individual para a eliminação dos ninhos. Estão dedicados a esta actividade quatro elementos operacionais, divididos em duas equipas, e há ainda o apoio de três funcionários, que fazem recepção, registo, verificação e acompanhamento dos casos. “Sempre que seja necessário, o Serviço Municipal conta também com o apoio das três corporações de bombeiros do concelho”, explica a Câmara. “No âmbito da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para o projecto de estratégia de gestão sustentável da vespa velutina, o Serviço Municipal irá adquirir novo equipamento para a eliminação de ninhos da vespa velutina, no que diz respeito à incineração e injecção de inseticida, e ainda, estabelecer novas parcerias locais”, refere a mesma fonte.
Os ninhos são, normalmente, destruídos durante a noite, em estreita articulação com os apicultores locais. Por noite são eliminados cinco a sete ninhos.
“Temos desenvolvido, de forma muito intensa e profícua, o combate à vespa velutina, em conjunto com outras entidades do nosso território. Com a colaboração das entidades locais queremos desmistificar esta situação que, muitas vezes, causa alarme social, e injustificado, junto da população”, sustentou Rodrigo Lopes, vereador da Protecção Civil, durante a sessão.
A existência de ninhos de vespa velutina deve ser comunicada ao Serviço Municipal de Protecção Civil de Penafiel através do número 255 710 718.