Verdadeiro Olhar

300 lousadenses trocaram lixo por descontos na factura em 2017

Até ao final de 2017, cerca de 300 lousadenses aderiram ao projecto-piloto “Lixo Sustentável”, lançado pela Câmara Municipal de Lousada, e obtiveram descontos na factura do lixo por entregarem resíduos recicláveis no ecocentro. No total, esta iniciativa permitiu recolher 41 toneladas de resíduos que foram encaminhados para reciclagem.

“O balanço do projecto no final do ano passado foi positivo com cerca de 300 consumidores lousadenses a aderir e mais de 1.700 entregas efectuadas que se traduziram no encaminhamento para reciclagem de mais de 20 toneladas de papel/cartão, 13 toneladas de vidro e oito toneladas de plástico”, resume a autarquia.

“Face à importância que estes valores representam a autarquia vai dar continuidade ao projecto durante este ano”, sustenta a mesma fonte.

Recorde-se que o projecto “Lixo Sustentável” foi lançado em Junho de 2017, no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade. No primeiro trimestre já tinham aderido 160 munícipes.

Foto: Câmara de Lousada

Além de sensibilizar para a importância da reciclagem e das boas práticas ambientais, este projecto visa a redução da pegada ecológica do município, a criação de hábitos de separação de resíduos e o cumprimento das metas do Plano de Acção do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos de Lousada. “A reciclagem dos resíduos é uma missão que envolve toda a comunidade e pretende-se alertar o cidadão para a importância dos pequenos gestos do dia-a-dia para a protecção do ambiente e dos recursos naturais”, sintetiza a descrição do projecto.

Para participar no projecto os munícipes têm que inscrever-se. Depois basta entregar as embalagens de papel/cartão, plástico e metal e o vidro no Ecocentro Municipal de Lousada, em Boim. Os resíduos são pesados e é feito um registo, sendo que por cada quilograma entregue há um desconto na factura dos resíduos urbanos que será de 0,10 cêntimos por cada quilograma de papel; 0,15 cêntimos por cada quilograma de embalagens de plástico e metal e de 0,05 cêntimos por embalagem de vidro.

Publicidade

O regulamento criado pela autarquia refere que o desconto máximo por cada utilizador doméstico é de 72 euros e para cada utilizador não-doméstico sem fins lucrativos chega aos 144 euros.

A Câmara Municipal de Lousada realça ainda que está também a ser reforçada a rede de ecopontos no concelho com mais 150 equipamentos para separar lixo.

Quem quiser conhecer o regulamento do projecto ou inscrever-se deve consultar o site do município.