Faz praticamente um ano que a pandemia entrou no nosso país.
Um ano em que tanto aconteceu… um ano que veio mudar a nossa vida e a nossa forma de ver e estar no mundo.
Deixamos de poder fazer muitas coisas, é verdade, mas outras puderam ser realizadas.
Agora, prestes a celebrar mais um ano de vida de cidade de Penafiel, podemos olhar para trás, para os meses que levamos de pandemia, e lembrar que, mesmo assim, foi possível assegurar o transporte escolar gratuito a alunos que residem a mais de 2km da escola e apresentar o projecto do novo centro de transportes de Novelas (obra já iniciada), assim como do Ponto C, cuja obra está prestes a iniciar.
Foi possível realizar uma exposição fantástica no centro da cidade, alusiva aos animais que são recolhidos pelo nosso CROP e incentivar à sua adopção.
Mesmo em pandemia, não esquecemos as nossas seculares tradições e o Corpo de Deus esteve presente nas ruas da cidade, assim como as Endoenças que foram, igualmente, assinaladas com as habituais velas em Entre-os-Rios.
Foi possível iniciar as obras de remodelação do edificio dos Paços do Concelho e da nossa Biblioteca Municipal, dois edificios emblemáticos da nossa cidade e que já mereciam um novo alento.
As obras nas freguesias não pararam e em breve esperamos poder inaugurar muitas delas, assim a pandemia nos permita.
Foi ainda possível iniciarmos os nossos trabalhos de proteção e salvaguarda do Rio Sousa e outras linhas de água de Penafiel, um projecto em curso e que irá fazer a diferença a médio prazo.
Penafiel ficou ainda mais solidário e não faltou nunca a quem mais precisou. Foram distribuídas máscaras sociais a toda a comunidade e foi montada a Rede Uber, uma rede de apoio social de emergência, em parceria com a nossa rede social. A nossa CM criou ainda o plano municipal “Juntos vamos Vencer” de apoio a famílias e de resposta ao impacto da Covid-19 na economia local e foi ainda distribuido equipamento informático pelos alunos do ensino básico, para que pudessem ter condições de assistir às aulas online durante o confinamento.
Lançamos a plataforma de atendimento online e, em parceria com a AEP, incentivamos o comércio local a vender online, através da plataforma dos CTT.
Conseguimos manter o Escritaria, ainda que num formato muito reduzido, mas chegando a milhares de interessados, através das sessões em streaming.
Tivemos todos que tirar o máximo de proveito das TIC e hoje percebemos que não podemos viver sem elas. Tornam perto o que está longe.
E muito mais foi possível fazer nestes dias últimos que antecedem mais um aniversário da nossa cidade.
Foi, assim, um ano de aprendizagem para todos nós.
Nem tudo foi mau. É importante conseguirmos ver sempre o lado bom das coisas!
Que os 251 anos de Penafiel possam ser vividos com muitos sorrisos e, se possível, com uns abraços à mistura, pois desses já temos todos muitas saudades!
Parabéns Penafiel.