Há 21 escolas da região entre as centenas de estabelecimentos de ensino que, no próximo dia 27, em Mafra, vão participar no Dia Bandeiras Verdes e receber o Galardão Eco-Escolas que reconhece o trabalho dos que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.
No total, diz a Associação Bandeira Azul da Europa, que coordena o projecto, serão cerca de 4.000 os participantes aguardados no Parque Desportivo Municipal de Mafra, que onde além da entrega de prémios dos desafios 2016/17, haverá espectáculos e jogos.
Das 26 escolas de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo que se inscreveram no Eco-Escolas no ano lectivo transacto, 21cumpriram a metodologia de sete passos para poderem receber a bandeira verde, tendo ainda concretizado o plano de acção definido e realizado actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996.
Tem como objectivo encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelsa escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O projecto envolveu 1.500 escolas, cerca de 90 mil alunos e 3.000 professores. Conta ainda com a parceria de cerca de 200 municípios.
Conheça as escolas galardoadas
Lousada
Escola Básica de Lousada Centro
Escola Básica Pias (Lousada)
Paços de Ferreira
EB 2,3 de Frazão
Escola Básica e Secundária de Freamunde
Paredes
Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário
Colégio Casa – Mãe
EB Nº 1 de Rebordosa
Escola Básica de Bitarães
Escola Básica de Paredes
Escola Básica de Vilela
Escola Básica e Secundária de Vilela
Escola EB 2,3 Sobreira
Escola EB/S de Rebordosa
Jardim de Infância de S. Marcos
Penafiel
EB 2,3 D. António Ferreira Gomes
Escola Básica de Penafiel Sudeste (antiga EB 2,3 Penafiel nº3)
Escola Básica de Penafiel Sul
Escola Básica e Secundária de Pinheiro
Escola EB 2,3 Paço de Sousa
Escola Secundária com 3.º CEB Joaquim de Araújo
Valongo
Escola Secundária de Alfena (Agrup de Escolas)
* Estavam ainda inscritas a Escola Básica da Serrinha, a Escola EB 2,3 de Cristelo, o Grande Colégio de Paredes e o Jardim de Infância de Talhô – Gondalães, em Paredes; e o Colégio de Ermesinde, em Valongo.
Saiba mais aqui.