Nos últimos 21 anos, o Centro de Triagem da Lipor permitiu a valorização de 657.947 toneladas de embalagens de plástico e metal, papel e cartão e vidro recepcionadas através da recolha selectiva. Isto permitiu evitar a emissão do equivalente a 460 mil toneladas de CO2.
“Ao longo destes 21 anos e de forma a promover a reciclagem de materiais a Lipor instalou novos equipamentos, como os ecopontos e os ecocentros e desenvolveu novos circuitos de recolha selectiva porta-a-porta, permitindo aos cidadãos uma participação na reciclagem cada vez maior e mais cómoda”, realça a empresa em comunicado alusivo a este aniversário.
Em 2020, adianta, a recolha selectiva porta-a-porta chegou a 72.514 habitações, cerca de 162.591 cidadãos. Por outro lado, 17% da população dos municípios Lipor têm já um ecoponto em sua casa.
“Estes resultados não seriam possíveis sem o esforço dos nossos municípios associados quer na instalação de infra-estruturas, quer na optimização de circuitos, quer na sensibilização da comunidade”, defende a Lipor, agradecendo ainda a adesão dos cidadãos aos projectos apresentados.
Recorde-se que a Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.