Ainda no último texto vos trouxe o tema do ambiente, mais concretamente os resíduos. Hoje volto ao tema, mas para partilhar algumas das iniciativas que o nosso Município tem vindo a desenvolver.

Considero que merece destaque o trabalho que temos vindo a preparar junto dos nossos rios e ribeiros. Reforçamos a equipa interna e estamos em condições de realizar trabalhos muito importantes e que vão trazer grandes benefícios às nossas linhas de água. 

As obras de beneficiação do edifício dos Paços do Concelho e da nossa Biblioteca Municipal (ainda em curso) na área da eficiência energética, tal como vai suceder com as nossas piscinas, e que já eram uma necessidade premente.  Outro grande investimento prende-se com o reforço de luminárias LED na rede de iluminação pública.

Temos ainda um caminho a percorrer, mas vamos fazê-lo de acordo com os nossos recursos. 

Mais recentemente, e para assinalar o dia mundial do ambiente, foram apresentados três webinars relacionados com os ecossistemas dos rios, o percurso do nosso lixo e o desperdício alimentar. Decorreu também a 2a edição dos jardins em movimento. Este ano contou com quase 30 participantes e os belos jardins estão a colorir a nossa avenida junto ao Jardim do Calvário. 

Incentivamos ainda à entrega de pequenos  equipamentos eléctricos e electrónicos em troca de um mini ecoponto ou um vaso com uma planta do horto municipal. Estas pequenas iniciativas servem de estímulo para que olhemos ao que temos parado em casa e possamos dar-lhe o destino certo.

Foi organizada uma caça às invasoras no jardim do nosso Sameiro com os lobitos do agrupamento de escuteiros 557 de Penafiel. Agora serão nossos parceiros na eliminação dessas plantas exóticas e infestantes que existem no jardim. 

Terminamos a semana, no 5 de junho, com leitura de duas histórias no coreto do calvário, destinadas aos mais pequenos, seguida de uma visita guiada à fauna e flora do jardim do Calvário. Este tipo de associação entre a literatura e os jardins vai repetir-se no jardim do Sameiro, no jardim dos namorados (Praça da República) e no parque da cidade. As datas serão anunciadas em breve 😉 Entretanto, apreciem o sol e o calor!  

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here