Durante todo o dia da próxima quarta-feira, a Casa da Cultura de Paredes será palco de uma conferência alusiva ao bicentenário de José Guilherme Pacheco, que ficou conhecido como “Rei de Paredes”.

“José Guilherme é uma das mais ilustres referências do concelho de Paredes. A sua estátua no jardim em frente aos Paços do Concelho evidencia a relevância que lhe é atribuída. Mais do que ter sido presidente da Câmara Municipal de Paredes, cargo que desempenhou ao longo de sete anos, é lembrado pela visão e contributo que deu para o desenvolvimento do concelho: o telégrafo, a rede viária, a passagem do comboio e a construção de várias escolas”, refere nota de imprensa.

Para comemorar o Bicentenário do seu nascimento (1821 – 2021), a Câmara Municipal de Paredes está a organizar um conjunto de iniciativas sócio-culturais, sendo este o momento alto.

O programa conta com Fernando de Sousa e José Pacheco Pereira, historiadores, como oradores, bem como com o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

PROGRAMA:

Manhã

10h00 | Sessão de Abertura

1.º Painel

10h30 | “Liberalismo, Paredes e José Guilherme”

Orador: Fernando de Sousa, historiador

2.º Painel

12h00 | “Do Liberalismo do Século XIX aos dias de hoje”

Orador:  José Pacheco Pereira, historiador (Zoom)

Moderador: Carlos Daniel

Tarde

1.º Painel

15h00 | “Os Municípios e o Desenvolvimento”

Orador: Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local (confirmado)

2.º Painel

16h45 | “Paredes: passado, presente e futuro”

Orador: Alexandre Almeida, Presidente da CM Paredes

Moderador: João Pacheco Miranda

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here