Cerca de 100 pessoas já receberam apoio do “Projecto ECO – Educar. Cuidar. Orientar.” desenvolvido pela SEMENTE – Associação de Voluntários Lipor, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Foram realizadas mais de 40 visitas domiciliárias e analisados mais de 80 pedidos de apoio. No total, já foram entregues 58 cabazes alimentares, com cerca de uma tonelada e meia de bens alimentares, realizados 130 apoios no âmbito da saúde, nomeadamente apoios em tratamentos, na aquisição de equipamentos de protecção individual e ortopédicos e na compra de medicação e ainda seis apoios ao nível da educação, onde se insere a aquisição de equipamentos informáticos (tablets) para o devido acompanhamento escolar, entre outros, informa nota de imprensa da Lipor.

“Este projecto é resultado de uma candidatura ao fundo internacional ‘Ferrovial Juntos Covid-19’ que tem como objectivo combater os efeitos da pandemia provocada pela Covid-19, através da atribuição de donativos a instituições com projectos na área Social e da Saúde. Este fundo destina-se ao apoio de grupos vulneráveis ou em risco de exclusão social, à aquisição de material de saúde e equipamentos médicos e à investigação de soluções farmacológicas ou vacinas. A doação de 50.000 euros à SEMENTE foi um importante contributo para o desenvolvimento do projecto ECO, que tem como objectivos o combate ao insucesso escolar, a diminuição do isolamento social, potenciar o acesso a cuidados de saúde e fomentar a alimentação diversificada e saudável destas famílias”, resume a instituição.

A SEMENTE conta com cerca de 105 voluntários, colaboradores da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e respectivos familiares. A actuação acontece nos oito municípios associados da Lipor, nomeadamente Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here