Valongo em parceria para apoiar crianças vítimas de violência doméstica

Autarquia vai sinalizar os casos sendo o trabalho relacionado com a intervenção e apoio psicológico e/ou psicoterapêutico da responsabilidade da Associação Projecto Criar

0

A Câmara de Valongo vai assinar um acordo de parceria com a Associação Projecto Criar, no âmbito de uma candidatura para criar respostas de apoio psicológico e/ou psicoterapêutico direccionadas a crianças vítimas de violência doméstica.

O projecto terá a duração de 24 meses e tem como objectivo principal “fomentar as “respostas psicológicas e psicoterapêuticas fornecidas a crianças e adolescentes que vivenciem/aram situações de violência doméstica”.

A Associação vai candidatar-se a um aviso do POISE: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que pressupõe a articulação entre as estruturas de atendimento que integram a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) protocolada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). “Este projecto lançado para as RNAVVD, tem em vista um trabalho em rede e de colaboração entre as diversas estruturas de atendimento, casas de abrigo e respostas de acolhimento de emergência que fazem parte da Área Metropolitana do Porto (região à qual a APC se irá candidatar)”, lê-se na proposta aprovada.

A colaboração da Câmara Municipal será unicamente para a “sinalização de casos e todo o trabalho relacionado com a intervenção e apoio psicológico e/ou psicoterapêutico é da responsabilidade da APC”, refere o mesmo documento.

A autarquia entende que esta resposta “virá colmatar uma necessidade sentida no concelho de Valongo, nomeadamente, no acompanhamento de vítimas de violência doméstica, no Primeiro Passo – Gabinete de Apoio à vítima de violência doméstica e na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Valongo.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here