Centros de dia e lares de associações de Beire, Lordelo, Rebordosa e Recarei apoiadas com 128 mil euros

Foram aprovados contratos de cooperação entre as instituições e a Câmara de Paredes

0

A Câmara vai apoiar, com mais de 128 mil euros, obras em centros de dia e lares de quatro instituições sociais do concelho. Os contratos de cooperação a celebrar com a Associação de Apoio à Terceira Idade de São Miguel de Beire, a Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, a Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa e o Centro Social e Paroquial de Recarei foram aprovados, hoje, em reunião de executivo, por unanimidade.

O valor mais elevado, cerca de 67 mil euros, será para apoiar a instituição de Beire que apresentou uma candidatura a fundos comunitários para remodelar e ampliar a antiga escola primária de Beire para instalar os serviços de centro de dia e serviço de apoio domiciliário (primeira fase) e criar um lar. Na altura da apresentação da candidatura, já aprovada, a associação dava apoio a 70 utentes. O projecto estava orçado em mais de 200 mil euros.

O segundo maior apoio do município vai para a Associação de Desenvolvimento de Rebordosa, cerca de 30,5 mil euros. A instituição apresentou uma candidatura para realização de obras de ampliação do edifício do lar e construção de um novo refeitório e de uma nova cozinha mais ampla, assim como para o reapetrechamento dos espaços, que também foi aprovada. A empreitada ronda os 294 mil euros. A ADR apoia cerca de 300 utentes nas várias valências.

O Centro Social e Paroquial de Recarei apresentou uma candidatura a fundos comunitários, já aprovada, para ampliação de áreas funcionais do lar de Recarei, para colmatar problemas existentes. Servem cerca de 50 utentes. A obra vai custar quase 150 mil euros. A Câmara de Paredes vai assumir um apoio de 22 mil, a comparticipação nacional do projecto.

Por fim, o município vai apoiar a Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo com 8.600 euros, no âmbito de uma candidatura para ampliação do lar, que ficará com capacidade para 49 utentes e mais um em quarto de casal. A obra ronda os 58 mil euros.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here