Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O projecto Guarda-Rios continua em Lousada. Ao todo, os voluntários, que receberam formação, já adoptaram 59 troços, sendo regularmente monitorizados mais de 14 quilómetros de rio ou ribeira.

“Foi também possível retirar mais de 15 mil litros de lixo das linhas de água e plantar várias centenas de árvores, melhorando a qualidade ambiental dos ecossistemas pluviais”, descreve a Câmara de Lousada. Em nota de imprensa, a autarquia recorda ainda que o projecto prevê a fiscalização formal com a GNR/ SEPNA e a Polícia Municipal, bem como o reporte de contra-ordenações à Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades, tendo já sido efectuadas cerca de 80 visitas de inspecção ou de levantamento de auto.

O Lousada Guarda-Rios pretende envolver as comunidades locais na inspecção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras do concelho. Desde o início do projecto, já foram caracterizados mais de 52 quilómetros de linhas de água, tendo sido disponibilizados 123 troços de 250 metros para adopção e monitorização regular por voluntários, organizados em “Patrulhas Guarda-Rios”, que recebem formação específica.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here