Inicio Destaques Mais de 100 pessoas com Covid-19 internadas no Hospital Padre Américo

Mais de 100 pessoas com Covid-19 internadas no Hospital Padre Américo

Sete estão em cuidados intensivos. Responsável pelo CHTS diz que não estão em situação de ruptura

0

São mais de 100 as pessoas com Covid-19 internadas no Hospital Padre Américo, em Penafiel, estando sete em cuidados intensivos.

Segundo Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, avançou à RTP e TVI, há algumas dezenas de profissionais também infectados, mas o funcionamento do hospital não está em causa, estando posta de parte a ideia de “ruptura” vinda a público.

“Estamos a sofrer uma pressão maior do que a habitual”, reconheceu em entrevista a estes dois órgãos de comunicação, lembrando que o hospital de Penafiel serve mais de 500 mil pessoas, numa região onde se tem assistido a um crescimento exponencial do número de infectados.

“Este crescimento exponencial e repentino fez com que fossem necessárias medidas adicionais. O centro hospitalar não está em ruptura. Tendo esta grande responsabilidade e uma grande população para servir, o CHTS não está isolado. Fazemos parte de uma rede, que é o Serviço Nacional de Saúde, onde uns ajudam os outros à medida das necessidades. Isso acontece ao longo do ano”, afirmou Carlos Alberto. “Esta situação agora é excepcional, é um pico que não seria expectável e que até era escusado”, referiu, dizendo que já é habitual transferir doentes para outras unidades públicas ou privadas quando é necessário.

Ainda à RTP e TVI, o responsável pelo CHTS assumiu que há algumas dezenas de profissionais infectados, sem concretizar números, o que é normal num centro hospitalar que é dos maiores empregadores da região, com mais de 2200 colaboradores. “è muito difícil que não haja na região instituições sem infectados. Nós como somos maiores temos mais”, alegou, referindo ainda que o contágio desses profissionais aconteceu em contexto pessoal e familiar, e não em ambiente hospitalar. Além disso, o Governo deu autonomia para contratar novos profissionais, tendo o CHTS feito 130 contratações para dar resposta à Covid-19. “Faremos mais se for necessário”, atesta.

Ontem, à SIC, Carlos Alberto salientava a pressão que as Urgências do Hospital Padre Américo sofreram no início desta semana. “Chegamos a ter 800 atendimentos por dia, sendo 300 para realizar teste Covid- Fiz um apelo público para que só viessem à urgência para situações urgentes”, explicou.