Há medida que se aproximava a pesagem das maiores abóboras que participaram no do 1.º Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes em Portugal – “O Maior da Minha Aldeia”, que aconteceu em Aguiar de Sousa, Paredes, as pessoas iam-se chegando mais perto e a curiosidade aumentava, apesar da chuva.

Os espanhóis levaram a melhor na competição. A maior abóbora pesou 825,5 quilogramas e foi trazida por Ruben Mendi, de Navarra Espanha. Em segundo lugar ficou outro espanhol, Salvador Mogas, com uma abóbora que pesava 728,5 quilogramas. José Santos, do Algarve, trouxe a abóbora que fechou o pódio, com 416 quilogramas de peso. Quase nos três melhores ficaram dois irmãos de Baltar, José Pereira Coelho e Fernando Pereira, que conseguiram o melhor resultado do concelho de Paredes: 401 quilogramas.

Nas melancias, também foi um espanhol que levou a melhor. Jorge Monfort trouxe uma melancia com 93,5 quilogramas. A segunda maior, de José Santos, do Algarve, tinha 34 quilogramas e a terceira classificada, de Jorge Aguiar, também do Algarve, tinha 22,5 quilogramas.

Foram ainda premiados os maiores melões. Venceu Ruben Mendi, com um melão de 8,1 quilogramas. Jorge Monfort ficou em segundo com um fruto de 6,9 quilogramas e o pódio fechou com Maria Conceição Costa, de Mouriz, Paredes, com um melão de 2,7 quilogramas.

O maior tomate a concurso tinha 1,1 quilogramas e veio de Rebordosa, com a participante Celeste Silva Coelho. Maria Conceição Costa, de Mouriz, ficou em segundo, com um tomate a pesar 985 gramas e José Fernando Silva,de Rebordosa, em terceiro, com um fruto de 855 gramas.

Os prémios atribuídos estão entre os 1.000 e os 100 euros.

Este foi o primeiro ano em que se realizou este concurso promovido pela Câmara de Paredes.

Este domingo as abóboras continuarão expostas no Parque da Senhora do Salto, onde haverá também gastronomia e música. Serão entregues os prémios às 15h30 e haverá uma actuação de Saúl pelas 17h00.