A esquadra da Polícia de Segurança Pública em Valongo vai ter nova casa para substituir o espaço “sem dignidade” onde trabalham 33 efectivos.

Foi hoje publicada, em Diário da República, a portaria que permite à Câmara Municipal de Valongo avançar com a obra, adiantou José Manuel Ribeiro.

Segundo o presidente da autarquia, a nova esquadra vai ser instalada no Mercado Municipal de Valongo. O investimento previsto, dividido pelos anos de 2019 e 2020 é de cerca de 800 mil euros (764.150,94 euros mais IVA).

“Será a câmara a fazer a intervenção para resolver um problema que se arrasta há anos. A esquadra de Valongo não tem dignidade e não é adequada às forças da autoridade”, defendeu José Manuel Ribeiro, referindo que o contrato de cooperação inter-administrativo com a Secretaria-Geral da Administração Interna e a PSP será assinado até ao final do mês de Dezembro.

A nova esquadra ficará “numa zona mais central e que permite uma enorme mobilidade do ponto de vista da circulação”, servindo melhor a população, argumentou o edil valonguense.

A actual esquadra de Valongo, situada no rés-do-chão de um edifício na Rua Joaquim Marques dos Santos, desde 1991, é um espaço obsoleto e com infiltrações frequentes, sendo frequentemente alvo de críticas. A construção de uma nova esquadra no concelho era uma ambição antiga.

1 Comentário

  1. Finalmente a Palavra DIGNIDADE entrou no léxico da Câmara Municipal de Valongo!
    E tudo por causa das instalações medievais onde estava sediada a PSP, Instituição que muito respeito.
    Na verdade, quando tenho necessidade de me deslocar àquele tugúrio, sinto uma enorme vontade de incentivar aqueles Homens à revolta! Não se admite que Agentes da Lei tenham vivido em semelhante antro!

    Demorou… Mas será que as obras de reabilitação do “novo” espaço vão mesmo arrancar e, depois, ser feitas e acabadas em tempo útil?… Ou não passa isto de uma encenação, tão usual nos políticos políticos?…

    Faço sinceros votos para que a PSP de Valongo tenha as instalações que merece!
    São vigilantes e protectores de todos os que precisam da sua coragem e valentia!
    Por isso, é com muita Amizade que lhes envio um grande abraço de Respeito, Estima e Amizade, com os meus votos de um Natal muito feliz, para eles e suas famílias.
    BEM-HAJAM!