Publicidade

Em 2020, ano em que se celebra os 250 anos da elevação a cidade, Penafiel quer ser Cidade Europeia do Desporto, pretendendo celebrar os feitos desportivos dos nossos atletas e dos nossos clubes.

O Município de Penafiel é reconhecido pela dinâmica do seu associativismo desportivo e pela paixão que a sua população tem pelo desporto.

Em Penafiel, vive-se e respira-se desporto, fenómeno que tem a capacidade de unir a comunidade em torno de eventos, competições e conquistas desportivas.

A força associativa do concelho é o motor da dinamização e da exploração das potencialidades desportivas do concelho. Praticamente todas as semanas, ao longo de todo o ano, existem manifestações desportivas que a autarquia procura potenciar, através da comunicação, de forma a atrair mais pessoas para a prática de exercício físico.

Nos últimos anos, o Município de Penafiel procurou reforçar a oferta de eventos desportivos no concelho e os eventos desportivos que ocorrem regularmente em Penafiel traduzem a dinâmica do movimento associativo e as manifestações desportivas promovidas pela autarquia em parceria com associações e federações desportivas.

O concelho dispõe de uma diversidade e riqueza paisagística pouco comum, que concilia uma zona urbana histórica, com áreas rurais, caraterizadas por serras e vales e a presença de dois rios internacionais – o Tâmega e o Douro. A área urbana do concelho, nomeadamente o Centro Histórico, dispõe de espaços públicos de qualidade que, frequentemente, são palco para atividades desportivas ao ar livre.

As zonas rurais, especialmente, são o cenário perfeito para a realização de trails, para a prática de BTT e ciclocrosse ou simplesmente de caminhadas para explorar a natureza.

Todos nós sabemos o quão importante é o desporto e que ele deveria ocupar um espaço maior nas nossas vidas, a bem da nossa saúde e bem-estar.

A conciliação entre as comemorações dos 250 anos da Cidade de Penafiel com a Cidade Europeia do Desporto 2020 será, por isso, um momento único de celebração e partilha, capaz de reforçar a união da comunidade e exaltar os valores do desporto.

Eu quero muito Penafiel Capital Europeia do Desporto em 2020!