Publicidade

Lousada acolhe, dia 1 de Julho, a última etapa das Olimpíadas do Desporto no Tâmega e Sousa, informou a autarquia. Em destaque vão estar as modalidades de gira vólei, basquetebol, natação e natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado e futebol feminino.

Participam neste evento atletas nascidos em 2002, ou seja, com idades compreendidas entre os 15 e 16 anos, refere a Câmara de Lousada.

Já no dia 17, o concelho esteve presente em Amarante e esteve representada nas modalidades do polo aquático, com a equipa do Lousada Século XXI, e futebol de 7 masculino, do Futebol Clube de Romariz.

No polo aquático, a equipa masculina obteve o 4.º lugar e a feminina atingiu o pódio com um 3.º lugar. A equipa de futebol de sete alcançou a fase de grupos.

No dia 10, em Paços de Ferreira, o município de Lousada esteve representado nas modalidades de futsal feminino, com a equipa da Associação Desportiva de Lustosa que foi à final e obteve o 2.º lugar. No futsal masculino, o CCD Ordem obteve o 3.º lugar de grupos. O Clube de Ténis de Mesa de Lousada sagrou-se vice-campeão, tendo ficado em 2.º lugar na classificação final.

As Olimpíadas do Desporto têm como finalidade promover a competição salutar e de convívio com a prática de modalidades como o andebol, artes marciais, atletismo, basquetebol, BTT, futebol de 7, futsal, hóquei em patins, natação, natação adaptada, pólo Aquático, ténis, ténis de mesa e voleibol (Gira-Vólei).

As Olimpíadas do Desporto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM) têm como destinatários os jovens atletas com idade compreendida entre 13 a 15 anos oriundos do desporto federado, escolar e popular, abrangendo ainda os atletas do desporto adaptado.

O processo de inscrição e integração dos atletas é da responsabilidade de cada município participante em coordenação com Comissão Técnica Desportiva e os municípios organizadores.

As jornadas desportivas intermunicipais têm como objectivos promover o intercâmbio desportivo entre os municípios da CIM do Tâmega e Sousa, fomentar a integração social e o convívio dos jovens do Tâmega e Sousa, através do envolvimento das associações, colectividades e comunidade em geral da região.

É, também, propósito das actividades incrementar e incentivar a prática da actividade física e desportiva, reforçar da identidade e sentido de pertença da comunidade do Tâmega e Sousa em prol de uma cidadania e reforço regional, assim como potenciar o associativismo municipal e a coesão e competitividade territorial através do poder local.