Novo projecto quer levar artesãos às festas do concelho

Chama-se Artesanato em Festa

0
Publicidade

Nasceu em Lousada um projecto “de empreendedorismo sócio cultural”, chamado “Artesanato em Festa”, que pretende dinamizar mostras e feiras de artesanato coincidentes com as festas religiosas do concelho.

O objectivo é dar aos artesãos de artesanato tradicional, contemporâneo e vintage, a possibilidade de expor e testar novos mercados.

A primeira mostra decorre nos dias 23 e 24 de Janeiro, nas festas em honra de São Vicente, em Boim.

Primeira mostra em Boim

A ideia já estava na gaveta há cerca de quatro anos. Mas agora que está desempregado há mais de um ano, Emílio Azevedo decidiu abraçar o projecto com mais seriedade e pô-lo a funcionar em 2016.

A residir em Pias, este ex-técnico de Higiene e Segurança de 55 anos, que já esteve ligado ao artesanato, quer manter-se activo e propõe-se a dar mais oportunidades aos artesãos do concelho de mostrarem o seu trabalho. “Entre Janeiro e Maio, há poucos eventos onde o possam fazer”, refere.

A ideia é levar o artesanato às festas em honra dos patronos, ícones ou oragos das freguesias e a outras temáticas, nos parques de lazer e urbanos, do concelho de Lousada.

A primeira iniciativa está agendada para os dias 23 e 24 de Janeiro, nas festas de São Vicente, de Boim. Para já está confirmada a presença de três artesãos. As próximas mostras já marcadas decorrerão em Fevereiro, nos dias 5 e 6, na freguesia de Nespereira, nas festas em honra da Senhora das Candeias e S. Brás, e em Agosto nas festas de São Lourenço, em Pias.

Em cada evento, a organização promete a existência de um espaço de solidariedade social, onde uma instituição convidada pode expor o seu trabalho e angariar fundos.