Ao todo, 18 escolas do concelho de Paredes foram galardoadas com o prémio Eco-Escolas, uma distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuída por demonstrarem “comportamentos e projectos direccionados para a prevenção e sustentabilidade do meio ambiente”.
As escolas premiadas de Paredes foram o Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário (CFPIMM), o Colégio Casa-Mãe, o Conservatório de Dança do Vale do Sousa, a Escola Básica de Cristelo, a Escola Básica e Secundária de Lordelo, a Escola Básica e Secundária de Paredes, o Jardim de Infância de Estrebuela, Jardim-de-Infância de Talhô-Gondalães, o Jardim-de-Infância Monte-Mouriz, a Escola Básica e Secundária da Sobreira, a Escola Básica N.º 1 de Sobreira, a Escola EB Recarei, a Escola Básica da Serrinha, a Escola Básica de Vilela, a Escola Básica e Secundária de Vilela, a Escola EB N.º 1 de Rebordosa, a Escola EB/S de Rebordosa e o Jardim-de-Infância de S. Marcos, indica nota de imprensa do município.
Este é um “programa educativo internacional”, promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation Environmental Education – FEE), representado em Portugal pela ABAE. “As escolas premiadas receberam uma bandeira verde que representa as boas práticas ambientais desenvolvidas pela comunidade escolar”, acrescenta a autarquia.