Verdadeiro Olhar

16 famílias carenciadas de Valongo recebem habitação

A Câmara Municipal de Valongo entrega, esta terça-feira, mais 16 habitações sociais a 51 pessoas carenciadas, incluindo 22 crianças, “que passam a viver já nesta quadra natalícia com condições de conforto e dignidade”. Esta é a segunda entrega realizada este ano.

Estas 16 famílias serão realojadas em casas de diferentes tipologias (T1 a T4) em urbanizações localizadas em Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. As rendas variam entre os 4,19 euros e os 153,20 euros.

“Apesar de não dispor de casas em número suficiente para as necessidades do concelho, a Autarquia e a Empresa Municipal Vallis Habita esforçam-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com cerca de 1.000 agregados familiares inscritos para habitação social”, explica nota de imprensa da autarquia.

No actual mandato, refere ainda o município, já foram realojadas 85 famílias (236 pessoas), num investimento global superior a meio milhão de euros. “A recuperação de cada casa deixada vaga pelos anteriores ocupantes custa em média 8.000 euros”, salienta a Câmara.