Verdadeiro Olhar

14 balcões do Serviço Nacional de Saúde vão estar disponíveis no município de Paredes

A população do concelho de Paredes vai ter acesso a vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da instalação de 14 balcões espalhados por todo o município. Os espaços estão disponíveis a partir de amanhã, sexta-feira.

Para além desta unidade central, os serviços vão estar ainda as Juntas de freguesia de Paredes, Aguiar de Sousa, Beire, Cete, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Parada de Todeia, Rebordosa, Recarei, Sobreira, Sobrosa e Vilela.

Designados de ‘Balcões SNS 24’, visam facilitar “o acesso ao SNS, ao permite aceder, remotamente, a serviços digitais”, o que inclui “agendar as consultas, efectuar a renovação de receitas, consultar exames médicos e actualizar dados de utente”. Consultar guias de tratamento e exames, realizar teleconsultas, renovar medicação crónica, agendar vacinação e avaliar ou registar sintomas provocados pela Covid são outras das funcionalidades destes espaços.

 Para além de serem gratuitos, são muito práticos e acessíveis, sobretudo a quem tenha “mais dificuldades em tratar destes procedimentos directamente no Centro de Saúde”, sublinha a Câmara Municipal de Paredes, em comunicado.

Segundo consta do site do SNS, o objetivo destes espaços passa então por “facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de tele-saúde entre os cidadãos e profissionais, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência”.

Estes balcões resultam de uma parceria com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os municípios, as Juntas de Freguesias e os Agrupamentos de Centros de Saúde, ou seja, os ACES.

A inauguração e assinatura do protocolo dos 14 balcões únicos de Paredes, acontece às 11h00, e vai conta com a presença do autarca, Alexandre Almeida, o presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.