São 13 as propostas que integram a VI edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa da Câmara de Lousada.
As propostas aprovadas e que podem ser votadas vão desde o desporto, cinema, adopção de animais,ambiente, entre outras.
Para votação estão as propostas denominadas “Um Passo Superior”, “Parque Street Workout”, “Passadiços do Mezio”, “Clube House -Complexo Desportivo de Lousada, “Contra Campo – Cinema ao ar livre”, “T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos”, “Parque Urbano: Lousada mais ousada!”, “Ginástica ao Serviço de Lousada”.
A VI edição do Orçamento Participativo de Lousada integra ainda as seguintes propostas: “Brincar é Aprender- Parque Infantil”, “Plano Municipal de Esterilização para animais de companhia e abandonados”, “A casa é tua”, “Dar vida aos anos” e “Reciclagem bem feita!”.
A votação decorre até 31 de Dezembro. De referir que os munícipes podem votar através do sítio da internet do município ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Lousada.
Quem optar pela primeira forma, deve efectuar a votação na plataforma existente para o efeito, sendo que cada voto gera um código para confirmar e validar.
Os cidadãos que recorram à Assembleia de Voto presencial devem estar munidos dos documentos de identificação, sendo que cada participante apenas pode votar uma vez, na Frente de Atendimento do município.
O Orçamento Participativo Jovem tem como meta envolver a juventude local nas decisões que lhes dizem respeito e nos últimos anos têm sido muitas as propostas apresentadas, não podendo ultrapassar os 30 mil euros, que é o valor inscrito no Orçamento Municipal de 2020.
Os resultados e apresentação pública do projecto vencedor acontecem no dia 6 de Janeiro de 2020, data em que se assinala o aniversário do Espaço AJE.