Por ano, há uma média de 100 utentes diagnosticados com cancro no Hospital Padre Américo, em Penafiel, sendo que 80% são fumadores, ou seja, em cada 10, oito fumam. Os números, que são avançados hoje, quando se assinala o Dia Mundial do Cancro do Pulmão, são “muito reveladores do impacto do tabaco na saúde”, sublinha a unidade, em comunicado.
Neste âmbito, Maria do Céu Póvoa, diretora do serviço de Pneumologia, do Hospital Padre Américo, considera “importante sensibilizar as pessoas para a mudança de hábitos de vida, porque ao fazê-lo estamos a contribuir para diminuir estes números alarmantes”.
Através da consulta urgente do serviço de Pneumologia para atender a esta condição, a ULS-Tâmega e Sousa faz o encaminhamento dos utentes para o IPO do Porto dentro dos períodos de referência previstos pelo Serviço Nacional de Saúde, permitindo que estes comecem a ser tratados o mais rapidamente possível.
“O facto de oito em cada 10 utentes diagnosticados ser fumador é muito revelador do impacto do tabaco na saúde”, frisou a médica.
Os utentes atendidos pelo serviço de Pneumologia do Hospital Padre Américo chegam referenciados, na sua maioria, pelo serviço de urgência ou pelos cuidados de saúde primários, sempre que os sintomas revelem a possibilidade de existência de um tumor.
Em Portugal, de acordo com dados do Registo Oncológico Nacional, citados pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o cancro do Pulmão é o segundo tipo de cancro mais frequente e, também, a primeira causa de morte por cancro, correspondendo a uma em cada cinco mortes por neoplasia.