Publicidade

O Agrupamento D. António Ferreira Gomes, localizado  na freguesia de Milhundos, Penafiel, promove, esta quinta-feira, a segunda edição do Dia do Agrupamento, evento que contará com a participação de mais de 1.300 alunos dos vários estabelecimentos adstritos ao agrupamento e que vai integrar várias actividades.

Segundo a directora do Agrupamento D. António Ferreira Gomes, Leonilde Coelho, a edição deste ano comporta algumas alterações, a começar pelo tema escolhido em Assembleia de alunos, a Disney, com os alunos a serem convidados a participarem em  ateliers/ oficinas, postos, provas surpresas que vão estar distribuídos por toda a escola sede, representativos dos vários grupos disciplinares/ projectos e clubes da escola.

O primeiro momento, no turno da manhã, será direccionado aos alunos do 4.º e 5.º anos, e o segundo momento, no turno da tarde, aos alunos do 6.º ano e 3.º ciclo.

As actividades dos postos, locais estrategicamente distribuídos pela sede do agrupamento, a que os alunos participantes terão de se deslocar para realizar determinadas actividades, serão realizadas pelos alunos em esquema de rotatividade, onde cada turma terá um cartão/mapa onde constará o local dos postos, a ordem de rotatividade e onde será registada a sua participação/pontuação.

Serão atribuídos prémios aos melhores pontuados e melhores caracterizados por ano de escolaridade.

Ao Verdadeiro Olhar, Leonilde Coelho realçou, também, que todas as turmas da escola-sede serão envolvidas na planificação e concretização da actividade, sendo que no dia, alguns alunos/turmas participarão apenas como organizadores.

A cada turma será atribuído aleatoriamente uma temática/personagem da Disney, tendo cada turma de se caracterizar de acordo com a temática/personagem que lhe for atribuída, de forma a no dia da actividade serem identificados pela sua caracterização.

Cada grupo disciplinar/clube/projecto terá que decorar um local, o designado posto onde decorrerão as actividades e que serão identificados com nomes de personagens da Disney.

A responsável pelo agrupamento realçou, também, que a escola-sede do agrupamento estará decorada com temas alusivos à Disney.

Leonilde Coelho ressalvou, também, que o dia do agrupamento tem como objectivos promover o contacto com a comunidade escolar, culminado este evento com a realização, na sexta-feira, da prova dos talentos, uma iniciativa do grupo de educação musical, que irá votar e premiar os melhores talentos em diferentes áreas, seja na música, dança ou desporto escolar, entre outras.