Livro dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paredes apresentado na Casa da Cultura

Obra conta com colaboração de docentes de português e educação física e tem ampla aceitação na comunidade escolar

0
Publicidade

“Na rota das nossas histórias e tradições” assim se designa o livro, da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paredes, que vai ser apresentado, esta quarta-feira, na Casa da Cultura.

Segundo a directora do Agrupamento de Escola de Paredes, Olinda Pinto, a obra insere-se no projecto Autonomia e Flexibilidade a que o agrupamento aderiu, tem o prefácio assinado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, que validou todo o processo e conta com a colaboração dos 1.800 alunos que integram as várias escolas e estabelecimentos que estão ligados ao agrupamento.

Falando do livro, Olinda Pinto, avançou que numa fase inicial a obra integrou trabalhos de todos os alunos desde o pré-primário até ao ensino Secundário, tendo posteriormente, os textos e ilustrações sido trabalhados e consolidados por um grupo de professores de português e educação visual que colaboraram no projecto.

Publicidade

“Estamos a falar de um trabalho hercúleo que envolve activamente todos os alunos, assim como a comunidade docente e que tem uma ampla aceitação junto da comunidade escolar”, disse, frisando que este é um projecto já sustentado e que  dá especial foco a tudo o que são tradições no concelho.

O projecto Autonomia e Flexibilidade abrange os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada e tem como objectivos a promoção de melhores aprendizagens fomentadoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado. O projecto atribuiu às escolas, aos alunos e professores um papel central e potencia a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada.