Publicidade

Três empresários pacenses e a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) participaram no Dia do Ensino Profissional na Escola Secundária de Paços de Ferreira, no passado dia 10 de Maio.

Perante dezenas de alunos, os empresários Pedro Oliveira, da Sarimóveis; Samuel Santiago, da Móveis Jota Barbosa; e Rui Carneiro, da JCA Telecomunicações, deram o seu testemunho e defenderam a aposta no ensino profissional.

“Dezenas de alunos puderam conhecer de perto a realidade do mundo empresarial e as oportunidades profissionais existentes.  Para além dos testemunhos de ex-alunos, que partilharam a  sua experiência acerca dos cursos e suas saídas profissionais, também os empresários referiram a abertura do mercado para integrar novos trabalhadores”, refere nota de imprensa da AEPF.

Segundo a mesma fonte, Pedro Oliveira referiu que, para além do percurso académico, é essencial que os alunos olhem para as oportunidades de emprego com empenho e dedicação. Uma ideia partilhada por quase todos os presentes, que defendem que a integração nas empresas durante os estágios curriculares pode ser uma alavanca para o futuro profissional. Hélia Pimenta, responsável dos recursos humanos da AM Furniture, deu alguns exemplos de ex-alunos que  são hoje quadros da empresa, em resultado do trabalho realizado durante o estágio.

Samuel Santiago lembrou que Paços de Ferreira tem muito potencial para explorar e que as empresas procuram, cada vez mais, mão-de-obra qualificada, rematando que (na sua empresa) “não queremos os melhores, queremos os funcionários certos”.

De acordo com nota de imprensa, o director executivo da AEPF, João Pedro Begonha, acredita que este tipo de iniciativas são essenciais para promover a cooperação institucional e fortalecer parcerias.