Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Publicidade

A Câmara Municipal de Valongo aprovou, esta quinta-feira, em reunião de executivo, a aquisição de 607 livros para as bibliotecas escolares do concelho, num investimento que ronda os 8.000 euros.

“Já no ano passado compramos livros para as bibliotecas das escolas do 1.º ciclo. Este ano duplicamos o valor de 100 para 200 euros por cada biblioteca e passamos a incluir as escolas do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário, apesar de serem da tutela do Ministério da Educação”, explicou o vereador Orlando Rodrigues.

Segundo o autarca, os livros foram escolhidos pelos alunos, professores e direcções das escolas.

Numa altura em que o município aposta nas salas do futuro nas escolas, o vereador do PSD, Luís Ramalho, defendeu que a aposta deveria passar por livros digitais.

Ainda no âmbito educativo, nesta reunião de câmara foi aprovada a comparticipação para as visitas de estudo realizadas pelos alunos do 1.º ciclo abrangidos pela Acção Social escolar. Aos alunos com escalão “A” a autarquia concede um apoio até ao limite de 20 euros, enquanto aos do escalão B o apoio é de 10 euros. Para já foram assumidos cerca de 9.000 euros em apoios para visitas já realizadas. No limite, se todas as escolas atingirem o “plafond” máximo, a Câmara Municipal conta investir 25 mil euros nesta medida.

Publicidade